top of page

O crescimento do desemprego em Pernambuco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O desemprego em Pernambuco voltou a crescer nos últimos três meses. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), que registrou na última sexta-feira (17), o aumento de 17,9% o número de desempregados no estado. Isso significa que são 734 mil o número exato de pessoas que não tem emprego formal em Pernambuco.

 

No Recife, esse índice chegou a 14,9%, fazendo com que esse percentual registrado neste terceiro trimestre superasse os dados da região nordeste que chegou a 14,8% que teve sua margem percentual mais altas dentre as regiões do país.

 

Nesta perspectiva, a saída para o desemprego é buscar meios alternativos para obter lucros, pagar as contas e prover o sustento da família. Por isso, muitos recorrem ao comércio ambulante em locais proibidos por lei e passam a praticar o comércio nesses locais, devido ao  intenso fluxo de pessoas presentes nestes ambientes.

 

Todavia, existem duas leis - uma federal e outra estadual -, que proíbem este tipo de comércio dentro de espaços públicos que fazem o transporte de passageiros. A lei federal 1832/96 e a estadual 14846/91 proíbem o comércio ambulante em vias e transportes públicos de passageiros.

 

Uma enquete realizada pelo Jornal do Commercio publicada no dia  12 de julho de 2016 (clique aqui para conferir), era para saber a opinião das pessoas sobre o que elas acham sobre a venda de comércio ambulante dentro dos vagões do metrô do Recife. Dos entrevistados, 68% acharam que deveria ser proibido, 4% opinou que deveria ser liberado e 28% acham que deveria ser liberado,mas com regulamentação.

bottom of page